O ponto mais alto do Estado de São Paulo a quarta montanha mais alta do Brasil com 2.798 m .
Com um desnível de quase 1400 metros , em minha opinião a montanha mais cansativa que conheço no Brasil. (via Paiolinho).
Estávamos em três, Wanderlan, Mauro Bento e eu. No princípio da trilha a mais ou menos 45 minutos de caminhada, cruzamos o Rio Verde, muito bonito e com águas cristalinas, no decorrer da trilha cruzamos mais dois riachos que são possíveis pontos de água limpa, a umas 2 horas e meia do cume é possível conseguir água que mina da rocha no caminho.
Achei a trilha extremamente chata, com vegetação muito fechada e um caminho que parece não ter fim, varias vezes pensei em desistir.
Sempre parecia que estávamos chegando, e cada cume alcançado, pensávamos que seria o ultimo antes do Cume da Pedra da Mina, mas estávamos sempre enganados, e havia mais um e depois mais outro, isso abalo meu ânimo.
Levamos exatamente 10 horas para subir, em um ritmo bem lento e 8 horas para descer no dia seguinte.
Não havia ninguém na montanha, e por ser dezembro a dois finais de semana do natal, é bem provável que tenhamos sido os últimos a subir-la neste ano.
Bem, como sempre, a chegada ao cume recarrega as energias, e ter passado a noite a quase 2800m na maior montanha de estado onde nasci, foi muito gratificante para mim.
Assinando o livro de cume |
Agradeço aos meus amigos que estavam presentes, pois é sempre muito bom estar junto deles, e fazendo o que se gosta.
Amanhecer no cume dia 13/12/10 |
Vista do cume |
Montando acampamento |